Galeria Gestual

Galeria
Artistas
Exposições
Leilões
Heloisa Crocco
Acerca
07 maio - 04 junho

ACERCA      

Há memória nas coisas. Assim como um livro – que para além da história que conta, guarda a história da sua chegada em uma biblioteca – , um pedaço de madeira traz em si a memória da árvore que um dia foi, da função que um dia teve. E o uso, do livro, da madeira, das coisas, as mantém vivas, construindo novas histórias e memórias.

Em um dos encontros com Heloisa Crocco, ela me contou da primeira vez que viu as sobras de uma cerca de aramado, típicas dos campos do Rio Grande do Sul. Estas cercas, muitas vezes feitas com madeira nobre, vem sendo substituídas por estruturas mais modernas, como mourões em PVC. Tal achado da artista, totalmente sintonizado com suas pesquisas sobre as possibilidades expressivas da madeira, resultou na série Aramados, em curso desde 2011. Nessa série de obras, o veio, a trama, o furo da madeira são os protagonistas do trabalho.

Na exposição Acerca, em cartaz na galeria Gestual, Heloisa apresenta novos desdobramentos da série Aramados. São painéis, objetos, caixas, feixes de madeira, nos quais se nota uma interferência cada vez mais sutil da artista. A cerca em estado bruto, a rudez da madeira adquirida em décadas de exposição à chuva, ao sol, aos alagamentos dos campos, está ali como testemunha de um tempo passado. Mas também como resistência ao esquecimento e como possibilidade de novas leituras.

De certa forma, essas obras de Heloísa Crocco nos levam ao passado gaúcho, mais precisamente à literatura de Simões Lopes Neto, que capturou de modo singular certas características do pampa – um espaço mítico como o sertão. Em seu livro póstumo Terra Gaúcha, cujo narrador é um menino que irá pela primeira vez à escola após as férias na fazenda, uma referência precisa sustenta a conexão entre ambos.

Ao discorrer sobre tipos de cerca usadas nos campos do sul, o narrador comenta que muito mais modernamente é que se tem adoptado as cercas de aramados, que todos conhecemos. Não cabemos mais nesse “todos” de Simões Lopes Neto, e as cercas de aramados deixaram de ser modernas. No entanto, o tom do autor ao descrever as mudanças no campo não é nem de lástima, nem de maravilhamento. Ele reconhece a transformação como condição da existência colocando seus personagens frente a inevitável aproximação entre o mundo rural e o urbano. 

O trabalho de Heloisa ocupa um espaço similar ao de Lopes Neto na literatura brasileira. A produção da artista, assim como a do autor, mostra-se profundamente sintonizada com o seu tempo, capaz de criar obras universais a partir da sua experiência como testemunha ocular do impacto causado pelas transformações sociais no cotidiano das pessoas. Heloisa Crocco trama sua própria história, misturando design e arte contemporânea, casa e atelier, filhos e trabalho, memória e presente, em um movimento que reforça a noção de arte enquanto condição essencial da vida de todos nós.

Gabriela Motta

Tão velho que ele é! Quem o plantou aqui? Foi a siá Mariana, foi o pai do meu pai, seria aquele soldado João, aquele meu avô português, que primeiro aqui viveu? Quem sabe mais!… A quantos homens este cinamomo já abrigou, quantos já dormiram tranquilos sob a sua ramaria…; com certeza esta casca dura e grossa já escutou soluços, já ouviu outros risos, já presenciou beijos.
João Simões Lopes Neto
Terra Gaucha

 


Heloisa Crocco
Série Aramados
Madeira de cerca reflorestada
65 x 32 x 21 cm, sem ass. sem dt.

Heloisa Crocco
Série Aramados
Madeira de cerca reflorestada
65 x 32 x 21 cm, sem ass. sem dt
6009
Heloisa Crocco
Série Aramados
Madeira Pique
140 x 100 x 3,5 cm
ass. dt. 17-08-2010
6009
Heloisa Crocco
Série Aramados
relevo em madeira
30 x 30 x 7 cm, ass. dt. 2016
6021
Heloisa Crocco
Série Aramados
relevo em madeira
60 x 13 x 4 cm, ass. dt. 2016

Heloisa Crocco
Série Aramados
relevo em madeira
60 x 13 x 4 cm, ass. dt. 2016
Heloisa Crocco
Série Aramados
relevo em madeira
60 x 13 x 4 cm, ass. dt. 2016
6024
Heloisa Crocco
Série Aramados
madeira pique
90 x 90 x 6 cm
ass. dt. 09-09-2013
6050
Heloisa Crocco
Série Aramados
sobra de cerca
138 x 138 x 6,5 cm
ass. dt. 21-11-2011
6011
Heloisa Crocco
Série Aramados
madeira de cerca reflorestada
dimensões variáveis
ass. dt. 2011
6048