Galeria Gestual

Galeria
Artistas
Exposições
Leilões
Peter Lawrence
A Rota Cotinua
02 a 23 dezembro

Projeto Maria Lucia Cattani

O Projeto Maria Lucia Cattani nasce com o intuito de manter vivo o legado e a visibilidade da obra de Maria Lucia Cattani (1958 - 2015), importante artista gaúcha da geração 80.

Entre as ações previstas pelo projeto estão:

  1. Preservação e conservação das obras do espólio da artista.
  2. Exposições e projetos de curadoria com as obras da artista.
  3. Residências de artistas convidados para trabalhar nos ateliês da artista e montar uma exposição conjunta com obras selecionadas do espólio.
  4. Editoração de obras gráficas com ligações com o trabalho de Maria Lucia Cattani, e mesmo dar continuação e desenvolvimento a projetos inacabados da artista.

 

O Projeto Maria Lucia Cattani é uma iniciativa de Nick Rands, em parceria com conselheiros dos ramos de historia e preservação de documentos, historia de arte, curadoria, gravura, editoração, e colaboração especial da Galeria Gestual e do Museu do Trabalho em Porto Alegre.

O Projeto começou em 2016 com o lançamento do vídeo Shadowlands editado por Nick Rands com filmagens da artista, a exposição Gestos e Repetições com curadoria de Maristela Salvatori e Paulo Silveira e a publicação do livro A Última Parede / The Last Wall, sobre o último trabalho de parede da artista, publicada pela editora MarcaVisual. Em 2017 o projeto continua com a primeira residência de artista, trazendo a Porto Alegre o artista inglês Peter Lawrence, que chega em Porto Alegre no dia 2 de outubro e no dia 2 de dezembro abre exposição na Galeria Gestual. O artista vai também produzir uma gravura no Museu do Trabalho, que entrará no Consórcio de Gravuras 2018.

 

Peter Lawrence nasceu em 1957. É gravador e escultor. Estudou Fine Art na Reading University (onde Maria Lucia Cattani fez doutorado em 1998). Trabalhou 30 anos como professor de arte em escolas públicas na Inglaterra. Estão entre suas principais exposições: Reading Target, 1980; Developments in art since last Thursday, Cheltenham Axiom Centre 1981; Sticks – Southern Arts Touring Exhibition Service 1990; Narrative Wood Carving, Southern Arts Touring Exhibition Service 1992;  New Improved Forest, ARC Gallery, Londres, 2001; Nunhead Art Trail Londres, 2015, 2016 e 2017. Participou das seguintes residências de artista: Margam Sculpture Park, 1983, 1984; Narrative Wood Carving Workshop, 1992; Poole Country Park 1993; entre outras.

Além de grande amigo de Maria Lucia, Peter afirma que alguns de seus trabalhos sofrem forte influencia da obra dela.