Roradodim - Pedro Matsuo

RORADODIM

   Pedro Matsuo, artista multimídia, um dos destaques da 13º Bienal do Mercosul, que ocorreu em Porto Alegre em 2022. Na Bienal, Pedro ocupou o Paço Municipal com uma instalação em telas pintadas com tinta luminescente sobre tela em algodão, que, na ausência da luz, adquiriam uma cor vibrante. Para a exposição na Gestual, Pedro preparou a exposição das mesmas telas, agora banhadas por luz branca.

Pedro Matsuo Perfil

13º Bienal do Mercosul

   A obra de Pedro Matsuo, “The Matsuo Plastic Light Show Happy Bars” é composta por refletores e telas pintadas com tintura fotoluminescente. Quando o ambiente está iluminado, enxergamos o espaço da instalação com clareza. No escuro, o brilho que emana das telas ilumina o espaço. A obra joga com esses dois cenários: de clareza e escuridão. Quando as luzes são apagadas, o visitante depara-se com outro ambiente, o cenário etéreo, ébrio, provocado pela fotoluminescência. Essa relação entre os cenários, se reflete também no alfabeto criado pelo artista, que representa a junção da geometria com o orgânico, da natureza com a cidade.

Ratsuo x Loja Iberê – Coleção cápsula “Sentimentos Deixados para Trás”

   O editorial ‘’Sentimentos Deixados para Trás’’ apresenta sentimentos e energias de pessoas que vagam sozinhas pelo museu. As energias deixadas com o passar do tempo no ambiente fortalecem a energia do espaço. As peças são inspiradas em diversos signos baseados nos sentimentos das pessoas que, ao irem ao museu, deixam sua energia no local, assim como entram em contato com as energias deixadas por outras pessoas – há uma espécie de simbiose energética. Há também elementos inspirados nos sonhos/pesadelos vivenciados por Matsuo durante um longo coma. As obras presentes e a arquitetura do ambiente emanam energias e essas energias são representadas pelas pessoas que vagam sozinhas pelo museu.

Obras da exposição